2005

Janeiro. (Revista Saúde do Corpo) Na edição nº 1, a cantora e compositora Marina Lima revela como mantém, aos 49 anos, o “corpinho de 20”, e dá a receita da juventude, beleza e mente sempre saudáveis (por Andréa Duarte) Uma das mais importantes cantoras e compositoras do país, Marina Lima não cuida apenas da voz. Corpo e mente estão sempre em harmonia em prol da boa forma e da felicidade… A receita especial indicada por Marina para que a pessoa se mantenha com “tudo no lugar”, é o equilíbrio. Segundo ela, com o passar do tempo fica mais difícil manter o corpo e o tônus muscular, por isso o negócio é não fugir da realidade. “Não adianta querer ter o físico de uma menina de 20 e poucos anos. O ideal é procurar o melhor do corpo no momento, mas dentro da sua idade”, aconselha. Para a mente, o remédio mais indicado é manter a alegria, a confiança e o prazer da vida. “Isso ajuda na saúde. Pessoas que trabalham o corpo e não trabalham a mente, correm o risco de ficar atrofiadas”, acredita.

5 de Janeiro. (Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ZYK 280, 1080 kHz AM Stereo Digital) O primeiro programa “Trip Musical” do ano: “Uma cantora chamada Marina Lima”, homenageou a cantora e compositora carioca em um especial de 1 hora de duração, com fatos e músicas que fizeram dela um dos maiores nomes da música brasileira nos anos 80.

11 de Janeiro. A cantora Marina Lima foi conferir o desfile da Maria Bonita, no Fashion Rio.

12 de Janeiro. A cantora Marina Lima apareceu no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro para conferir o desfile da Virzi. Marina disse que este ano deverá lançar um novo CD. “Ainda estou na terceira música e ele só deve ser lançado no meio do ano. A partir de setembro, começo os shows”, diz. E aproveitou para reafirmar que continua no programa Saia Justa, ao lado de Mônica Waldvogel.

1º de Fevereiro. (Glamurama.iG.com.br) Mais modificações confirmadas no “Saia Justa”. Agora é oficial: a diretora do programa, Suzana Villas Boas, não volta mesmo para a nova temporada, que deve entrar no ar em março. Mas o GNT garante que as três apresentadoras – Marina Lima, Marisa Orth e Monica Waldvogel – estarão sim à frente da atração. O que eles ainda não sabem é se alguém entrará no lugar deixado por Fernanda Young. (por Joyce Pascowitch)

2 de Fevereiro. (Glamurama.iG.com.br) Trancada dentro  de  casa,  Marina  Lima  não  pára  de compor.  A  cantora  deve  fechar  o  repertório  de seu  disco  novo  até  março,  quando  entra  em estúdio. Vão ser só músicas inéditas, novinhas… Entre essas, cinco com letras do irmão Antonio Cícero. (por Joyce Pascowitch)

23 de Fevereiro. (Jornal Correio da Bahia) A jornalista Monica Waldvogel acabou sozinha no “Saia Justa”. Na próxima temporada, ela não vai mais dividir o sofá com Fernanda Young, Marisa Orth e Marina Lima. A diretora Suzana Villas Boas também está fora, pois parece que não estava se entendendo mais com as meninas, principalmente com Fernanda. Parece que depois da saída de Rita Lee, o programa perdeu mesmo o rumo. Agora, é só esperar se a GNT vai manter o “Saia Justa” no ar com a participação de novas colaboradoras.

2 de Março. Aniversário de 4º ano do site “O Encanto de Marina Lima”.

24 de Junho. (Jornal O Globo) Os oito discos gravados por Marina nos anos 80 são relançados e permitem uma reavaliação de sua obra. De “Olhos Felizes” (1980) a “Próxima  Parada” (1989), o que se ouve é uma  compositora pop que alia sólida estrutura musical (sobretudo harmônica) às letras do sofisticado irmão-poeta, Antonio Cícero. É uma década de canções como a década, começa pop e otimista (“Eu gosto de olhar o mundo… Meus olhos são felizes”) e termina densa e introspectiva, constatando que “jamais foi tão escuro, no País do futuro e da televisão”. (por Hugo Sukman)

26 de Junho. Fernanda Abreu e Marina Lima participaram da passeata da 10ª Parada do Orgulho Gay do Rio. As duas se beijaram e levaram o público ao delírio.

3 de Agosto. Marina Lima esteve na platéia do lançamento da grife Manifesto 33 1/3, de Marcelo D2, na Fundição Progresso, na Lapa.

15 de Agosto. (JB On-line) “Volta por Cima”: A cantora Marina Lima está às voltas com o novo show, que estreará em outubro, em São Paulo. A direção do espetáculo, batizado “Primórdios” e composto em sua maioria por inéditas, será de Monique Gardenberg e os figurinos levarão a assinatura de Cao Albuquerque, o bamba da TV Globo. Marina volta a fazer parcerias com o irmão Antônio Cícero, Arnaldo Antunes e Alvin L. O cenário será do arquiteto Isay Weinfeld. (autor desconhecido)

17 de Setembro. (Rádio Colônia FM, em Porto Real-RJ, ZYL 908, 104,9 mHz) Especial de Aniversário dos 50 anos da cantora e compositora Marina Lima, no programa “Arquivo Musical”, comandado por Welbert (sou eu!).

1º de Outubro. Marina Lima recorda sucessos da carreira como “Fullgás” e “À Francesa”, entre outros, na Lona Cultural Elza Osborne, em Campo Grande, e no domingo (2), na Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre.

19 de Outubro. (Glamurama.iG.com.br) Marina Lima esteve nessa semana no estúdio de André Gardenberg, no Rio, para uma sessão de fotos. A cantora estréia seu novo show “Primórdios” no próximo dia 28, no novíssimo Auditório do Ibirapuera em São Paulo. A direção do espetáculo é de Monique Gardenberg, com figurinos de Cao Albuquerque e cenário assinado pelo arquiteto Issay Weinfeld. (por Joyce Pascowitch)

27 de Outubro. (Glamurama.iG.com.br) Em seu novo show “Primórdios”, Marina Lima faz um bloco de canções em homenagem a seu irmão e parceiro Antônio Cícero. Por sugestão da diretora Monique Gardenberg, a cantora incluiu no repertório “Bang Bang”, de Nancy Sinatra – do filme “Kill Bill”. A música é uma referência na vida dos dois. (por Joyce Pascowitch)

(Orkut/Comunidade “Marina Lima”) Especial da Marina numa rádio alemã – É o seguinte: vai passar um especial da Marina no programa “Radar Brasil”, transmitido da Alemanha pela Rádio Darmstadt. O programa enfocará a vida e a obra da cantora, em duas línguas (alemão-português). Produzido pelo jornalista carioca Felipe Tadeu, o programa terá 60 minutos e poderá ser acessado no endereço http://www.live.radiodarmstadt.de. As apresentações serão na terça-feira, dia 1º de novembro, às 17:00hs (fuso brasileiro), e no dia seguinte, às 8:00hs. (por Gustavo Lapenda)

28 de Outubro. (Programa do Jô/TV Globo) Marina Lima é a atração musical da noite. Além de mostrar a nova versão da música “Difícil”, ela cantou a novíssima “Três”, composta em parceria com o irmão Antonio Cícero.

(Jornal O Globo) “Marina Lima em Primórdios” – O novo show de Marina Lima, “Primórdios”, já no seu título remete a fonte, origem. Duas de suas canções inéditas (parcerias com Antonio Cícero) dão o mote: “Anna Bella” se inicia com “lá nos primórdios de tudo”; e “Três” fala de uma “noite primordial”. Mas “Primórdios” é muito mais do que uma retrospectiva, do que uma revisão ou releitura. Sua ambição é operar um movimento de retorno ao essencial e primeiro: a célula. O som. Com essa volta aos primórdios, Marina avança como se o tempo fosse uma substância capaz de receber determinadas formas. Assistimos, então, à inequívoca experimentação que marca este show, em que se manipulam materiais sonoros pré-gravados ou não. O computador é o presente-futuro que possibilita essa volta à fonte. (por Eucanaã Ferraz)

29 de Outubro. (Jornal Hoje/TV Globo) Corpo e alma, tudo em cima. Superada a depressão, a cantora e compositora Marina Lima está de volta. Ela bateu um papo descontraído com Sandra Annenberg.

(Musica.terra.com.br) Cinqüentona, Marina Lima não tem grilo com idade – Aos 50 anos, em plena forma física e artística, a cantora Marina Lima afirmou que nunca teve “grilo” com a idade e contou que busca o “equilíbrio” entre profissão e arte para viver bem. “Nunca tive grilo com a idade. A idade traz sabedoria, um monte de vantagens. O físico muda, claro. Não tenho o mesmo fôlego, mas continuo malhando muito”, afirmou a artista, em entrevista exibida neste sábado pelo Jornal Hoje, da TV Globo. Adepta da malhação e dos “cremes” para manter a beleza, Marina disse que procura levar uma vida equilibrada. “Muita música. A vida na altura da arte”, contou a cantora, que há cerca de seis anos viveu uma depressão profunda. “Foi um período difícil, mas muito rico. Agora eu olho para trás e percebo como a depressão foi importante na minha vida.” Outra passagem importante destacada por Marina Lima foi o ensaio nu para a revista Playboy, em novembro de 1999. “Posar nua foi bom para a minha timidez. E fui muito paquerada também”, contou. Apaixonada por música desde os 5 anos, quando morava em Washington (EUA) e ganhou do pai um violão, Marina pretende continuar na ativa por muito tempo. “Eu gosto de compor. É uma coisa em que eu fico trabalhando, investindo.”  Em cartaz: Os fãs de Marina em São Paulo terão mais cinco oportunidades para assistir ao novo show da cantora, intitulado Primórdios. Ela é atração no Auditório Ibirapuera neste sábado (29) e domingo (30) e também nos dias 4, 5 e 6 de novembro (sexta, sábado e domingo da próxima semana). O show Primórdios, dirigido por Mônica Gardenberg, reúne canções inéditas e uma retrospectiva de grandes sucessos da carreira da cantora. (Redação Terra)

4 de Novembro. (Jornal O Globo) “Eles no Rio, ela em Sampa” – Marina Lima posa com seu poodles Maroca, Pedro e Carola em sua cobertura na Lagoa. “O Pedro é uma graça. Ele é marrento e faz charme até para tirar foto”, diverte-se. Os cachorros são companhia inseparável da cantora, que costuma passear com eles na Lagoa.Este final de semana, o trio ficará longe da dona. Marina fica em São Paulo até domingo (6) para a temporada do “Primórdios”, no Ibirapuera. (por Joaquim Ferreira dos Santos)

(Jornal O Dia) “Dura na queda” – Marina Lima incluiu o samba que Chico Buarque fez para Elza Soares, “Dura na Queda”, em seu próximo CD. “Três” – inédita parceria da compositora com seu irmão, Antonio Cícero – é outra novidade do disco, gravado de forma independente. Marina lança músicas como “Entre as Coisas” e “Anna Bella”. O CD sairá em 2006. (autor desconhecido)

6 de Novembro. (Altas Horas/TV Globo) Marina Lima é uma das atrações musicais da noite. Ela fala do espetáculo ‘Primórdios’, uma espécie de resumo de sua já longa carreira, e canta as músicas “Fullgás”, “Difícil” e a nova “Três”.

7 de Novembro. (Multishow/Globosat) Fábio Júdice apresenta o programa ‘Bastidores’. Ele foi conferir a estréia do novo show de Marina Lima, que depois de quase dez anos está de volta.

15 de Novembro. Inauguração da Comunidade “O Encanto de Marina Lima”, no Orkut.

26 de Novembro. (Jornal O Globo) Miguel Falabella vai reunir os colegas de turma do Colégio Andrews num jantar hoje, em sua casa. Os ex-alunos, formados em 1975, contam com a atriz Bia Nunes e a cantora Marina Lima. O convite se estendeu à cientista política Lúcia Hipólito, professora da turma em início de carreira.