2002

5 de Janeiro. A cantora e compositora Marina Lima grava, em Angra dos Reis, sob a direção de Mario Prata, o vídeo clipe da música “No Escuro”, tema da novela “O Clone” e faixa de seu novo disco – “Setembro”.

8 de Fevereiro. (Revista Caras) Marina e mais um grupo de famosos foram a Nova York para celebrar os últimos dois meses do Hotel Delmonaco, um dos mais elegantes e tradicionais endereços da Big Apple, situado na esquina da Park Avenue com a Rua 59.

24 de Fevereiro. A cantora Marina Lima lança seu novo CD, “Setembro”, numa tarde de autógrafos, na “Babilônia Feira Hype”, no Jockey Club Brasileiro do Rio. (por Welbert Gonçalves).

2 de Março. O meu Website em homenagem à cantora Marina Lima, “O Encanto de Marina Lima”, completa hoje, um ano de sucesso. O reconhecimento veio através dos e-mails que eu recebi de Londres, Austrália, Rússia, Suazilândia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais… o que me motivou a mantê-lo sempre atualizado. (por Welbert Gonçalves)

5 de Março. Marina Lima relembra sucessos de sua carreira e mostra algumas músicas de seu mais novo CD, “Setembro”, em show no Palco Top MPB (nos estúdios da Rádio MPB FM).

8 de Março. Marina faz show exclusivo para clientes no Terraço do Shopping Rio Sul.

9 de Março. Marina Lima faz show no Memorial Getúlio Vargas, em Volta Redonda, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

4 de Abril. A gravadora belga Crammed Discs lança um tributo ao produtor iugoslavo Suba, que morreu num incêndio em sua casa, em São Paulo. “Suba Tributo”. Suba, entre outros, produziu discos de Bebel Gilberto e Marina Lima, que está no CD com a faixa “Lagoa Pinheiros”. A canção era destinada à ‘São Paulo Confessions’, mas não foi finalizada a tempo. Junto com o produtor Apollo 9, Marina fechou a faixa para o tributo.

6 e 7 de Abril. A cantora Marina Lima apresenta seu show “Mais Perto de Você”, no SESC Vila Mariana (São Paulo). Segundo a cantora, o show mescla músicas inéditas com antigos sucessos como “Fullgás”, “À Francesa”, “Pra Começar” e “Nada por Mim”, entre outras. Marina Lima está acompanhada dos músicos Edu Martins (baixo e teclado), Giovanni Bizzotto (violão e vocal), Gustavo Corsi (guitarra e vocal), Cuca Teixeira (bateria) e Pepe Cisneros (teclados).

9 de Abril. A cantora Marina Lima comandou, no Beira-Rio, a festa de 10 anos da Emancipação de Rio das Ostras.

19 de Abril. (Jornal O Globo) Márcia Alvarez manda dizer que não empresaria mais a cantora Marina Lima. (por Anselmo Góis)

20 de Abril. Especial de uma hora com os maiores sucessos da cantora e compositora Marina Lima, no programa “Vitrine MPB” da Rádio MPB FM.

3 e 4 de Maio. Marina Lima leva o show “Mais Perto de Você” ao Canecão.

9 de Maio. A cantora Marina Lima esteve no lançamento da nova coleção de tênis da Adidas.

“Identidade” (EMI Music). A coleção definitiva de Marina Lima. Suas músicas, sua identidade. São 14 músicas que marcaram sua passagem pela gravadora, destacando-se a versão de 1996 do clássico “Fullgás”.

“Série Gold – Marina Lima” (Universal Music). Marina se consagrou nos anos 80 como uma das mais bem-sucedidas estrelas da música pop nacional, título que não a impede de “passear” por outros estilos, como jazz, blues e samba. Esta compilação traz alguns hits de sua carreira, como “Me Chama”, “Uma Noite e 1/2″, À Francesa”, “Fullgás” e “Acontecimentos”.

19 de Maio. Marina Lima canta no programa “Altas Horas”, da TV Globo. Com a “Banda Altas Horas”, ela interpretou “À Francesa” e, em seguida, com Dalto, “Notícias”, canção do seu novo álbum.

31 de Maio. (Jornal O Globo) Djavan recebe um abraço apertado da cantora Marina Lima após seu show no ATL Hall. (por Joaquim Ferreira dos Santos)

Junho. (Revista MTV 15 – Moda) “Neste show não quis trabalhar com um estilista específico. O nome do show é ‘Marina Lima Mais Perto de Você’, por isso procurei uma roupa que fosse ao mesmo tempo bonita, simples e que desse uma conotação mais informal. A idéia era criar, através da da ambientação e da iluminação, uma harmonia visual onde cada um tivesse identidade própria.” (Marina Lima)

30 de Junho. Marina comenta sobre a Parada do Orgulho Gay do Rio, que reuniu várias pessoas na praia de Copacabana, em meio à comemoração do pentacampeonato do Brasil na Copa do Mundo.

“Na copa a gente teve muita sorte mesmo (risos)… mas o movimento homossexual foi muita batalha mesmo. O movimento cresceu muito e as pessoas têm menos medo de botar a cara para fora.” (Marina Lima)

2 de Julho. Marina Lima é a convidada do programa “Marília Gabriela Entrevista”, do GNT. Além de falar sobre sexo, internet e música, a cantora comenta sobre seu novo CD e a volta aos palcos. Entre outras revelações, diz que está sozinha, mas tem amigos e não é solitária. Já que a música é seu principal instrumento para acabar com a solidão. Afinal, como ela mesma diz, “o bacana dessa profissão é saber que você faz companhia para um monte de gente.”

4 de Julho. Marina Lima na estréia do espetáculo de dança “4 por 4” da Companhia de Dança Deborah Colker, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

7 de Julho. Marina Lima gravou, sob a direção de Mauro Lima, o clipe da música “Notícias”. As gravações foram feitas numa casa na Gávea, bairro nobre do Rio de Janeiro. O clipe mostra pessoas diferentes em momentos de solidão.

17 de Julho. Marina se apresenta no Tom Brasil, em São Paulo, no show promovido pela rádio Nova MPB FM.

21 de Julho. Show de Marina Lima no SESC Interlagos (em São Paulo), gravado para o programa “Bem Brasil” da TV Cultura.

23 de Julho. A cantora Marina Lima grava concerto no programa “Couvert Artístico”, que foi ao ar na rádio “JB FM”.

24 de Julho. Marina Lima se apresenta no Tom Brasil, em São Paulo, no show que faz parte do projeto criado pela rádio Nova Brasil FM.

1º de Agosto. Uma famosa grife de roupas baiana oferece uma “tarde de champanhe” para Marina Lima, no bairro da Barra, em Salvador.

Marina Lima grava, às 22h30, uma entrevista no programa Gente.com Denny Fingergut, da TV Cultura da Bahia. Além da entrevista, a cantora responde às perguntas e sugestões dos internautas de todo o Brasil e do mundo.

2 de Agosto. A cantora Marina Lima se apresenta dentro do projeto “Sua Nota é um Show”, promovido pelo Governo do Estado da Bahia, que troca notas ou cupons fiscais por ingressos gratuitos para os shows, possibilitando o acesso da população de mais baixa renda aos grandes espetáculos nacionais. Há 5 anos sem pisar nos palcos do Estado, a cantora apresenta o show de seu novo CD, “Setembro”.

9 de Agosto. A cantora Marina Lima apresenta as músicas de seu mais novo CD, “Setembro”, no 10º Friburgo Festival, na Via Expressa, em Nova Friburgo.

21 de Agosto. Na casa de festas Vila Riso, no tradicional bairro de São Conrado, aconteceu a primeira edição do “Prêmio Caras de Música”, idealizado pelo multimídia José Maurício Machline, que também era o responsável pelo extinto “Prêmio Sharp de Música”. Entre as muitas celebridades que foram prestigiar a noite em homenagem a Gal Costa, estava a sempre linda Marina Lima.

22 de Agosto. A cantora Marina marcou presença no Credicard Hall (SP), onde foi realizada a cerimônia de entrega dos prêmios dos melhores músicos do ano, na edição 2002 do Video Music Brasil, patrocinado pela MTV brasileira.

29 de Agosto. Marina Lima foi à Churrascaria Porcão Rio’s, no almoço que marcou a adesão da classe artística ao candidato à Presidência do Brasil, Luiz Inácio “Lula” da Silva.

31 de Agosto. (O Dia On-line) A ‘carioquérrima’ Marina Lima esteve na livraria Argumento, no Leblon.

Setembro. (Jornal Soterópolis – Edição 48) “Marina Lima: Essencialmente brasileira” – Mais solta e mais antenada com o que acontece, tanto no país como no mundo, Marina optou em fazer contratos mais claros, mais objetivos e mais curtos. Apesar de não estar mais na Abril Music, não descarta a possibilidade de gravar um novo CD nessa gravadora, genuinamente nacional, que possibilitou que a cantora e compositora carioca voltasse a ser bem divulgada nos meios de comunicação. A cantora carioca falou do CD “Acústico” que está preparando para a MTV. “Escolher o repertório de 20 canções da minha carreira e poder um pouco revesti-las, é, basicamente, simplesmente, de uma forma bacana, o fato de representar as canções mais antigas e introduzir as canções mais  novas,  num  formato  acústico,  que  é  um  formato  cru”, assinalou. Segundo ela, o Brasil é um país essencialmente musical e os brasileiros reconhecem uma boa música num segundo. “O brasileiro é bom nisso,só não tem seu valor”, completou. Marina Lima também confessou que é fã de Gal Costa, que teve um papel importante na sua formação musical, e que ela ainda acalenta o sonho de gravar um disco para a cantora baiana, além de destacar que tem um enorme apreço por Salvador, uma cidade onde tem muitas pessoas queridas e marcantes na sua vida afetiva e profissional. (autor desconhecido)

O site oficial da cantora Marina Lima, no endereço eletrônico http://www.marinalima.com.br, está de volta e com novo design. Entre as novidades, estão quatro remixes da música “Notícias” (de seu último CD, “Setembro”) e seus principais clipes.

12 de Setembro. (Jornal O Globo) Marina Lima e Miguel Falabella estiveram na abertura do “Use Moda NorteShopping”. (por Anselmo Góis)

15 de Setembro. Lançamento nacional do clipe da música “Notícias”, no programa “Fantástico”.

22 de Setembro. A cantora Elza Soares, após seu show “Do Cóccix Até o Pescoço”, no Teatro Rival BR,  recebeu o abraço de Marina Lima.

18 de Outubro. Marina leva o show “Mais Perto de Você” ao Teatro do CIC, em Florianópolis.

22 de Outubro. Marina Lima e Karine Carvalho assistiram tranqüilamente ao filme “Matrix”, no Telefônica Open Air, do Jockey Club Brasileiro.

31 de Outubro. (Jornal O Globo) Marina Lima está compondo para gravar o “Acústico” da MTV em fevereiro. Em tempo: o clipe que abriu a programação do canal no Brasil, há 12 anos, foi “Garota de Ipanema”, numa versão gravada por Marina.

3 de Novembro. O filme “Garota Dourada”, estrelado por André de Biasi e Bianca Byigton, com a participação mais do que especial de Marina Lima, é exibido às 14:00h, no Canal Brasil.

7 de Novembro. No Bate-papo UOL, às 21h, Marina Lima fala de seu novo CD, “Setembro”, e discute também sobre relacionamentos, drogas e sexualidade.

19 de Novembro. (Jornal O Globo) O Disco de… Marina Lima, que se prepara para fazer seu MTV acústico, anda ligada em Elza Soares: “O melhor disco de MPB que ouvi, nos últimos anos, é o novo de Elza Soares, ‘Do cóccix até o pescoço’. É emocionante, as canções são verdadeiras obras-primas, a mulher está cantando como nunca ouvi e a produção é espetacular. Elza, Wisnik, Alê, Chico, Suzano apontam um novo caminho para a contemporaneidade brasileira. Impressionante!”

22 de Novembro. (Jornal O Globo) Inauguração da exposição “A Imagem do Som do Rock-pop Brasileiro”, no Paço Imperial (Rio de Janeiro). 80 artistas visuais – fotógrafos, pintores, artistas plásticos – se inspiraram em músicas conhecidas do pop e do rock brasileiros para criar imagens… [Iran do Espírito Santo ficou com “Fullgás”, sucesso de Marina Lima.]

16 de Dezembro. (Revista Caras) Marina cuida da cabeça, do corpo e da alma no spa Kurotel, em Gramado, no Rio Grande do Sul. Na entrevista, a cantora fala do próximo projeto profissional, o CD “Acústico MTV”. (autor desconhecido)

18 de Dezembro. (UOL Música) Marina Lima assina contrato (com Marcos Mainardi) para lançar mais um disco pela gravadora Abril Music. O disco, intitulado “Acústico MTV”, que está previsto para chegar às lojas em Abril de 2003, será produzido por Marcelo Sussekid. A cantora já está selecionando o repertório desse novo trabalho, o 17º de sua carreira, que além de seus maiores sucessos, terá algumas canções inéditas. O local escolhido para as gravações que acontecem nos dias 21 e 22 de Fevereiro, foi o Teatro São Pedro, em São Paulo. (autor desconhecido)

18 de Dezembro. (JB On-line) Marina Lima mostrou a verve de atriz, participando do último encontro do ano do projeto “Tudo é Teatro”, promovido por Giulia Gam, no Leblon Lounge do Rio Design Center. A anfitriã reuniu ainda Tereza Seiblitz, Luísa Thiré, Stella Maria Rodrigues, Karine Carvalho, Lara Guaranys, Alexandre Moreno e Alexandre David para a leitura de Paloma Cortez.

21 de Dezembro. A cantora Marina Lima foi assistir aos shows da Elza Soares, Orishas e Seu Jorge, no festival “Oi Summer Groove”, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

22 de Dezembro. Em entrevista à revista do Centro Cultural Banco do Brasil, a cantora Marina Lima falou de música, beleza, depressão e felicidade.