2001

13 de Janeiro. (Jornal O Globo) Marina Lima: MPB e Charme na ‘Cidade do Rock’. A cantora foi ao “Rock in Rio 3” para assistir ao show do Foo Fighters.

23 de Fevereiro. Marina Lima no desfile em carro aberto no Carnaval de Salvador, com Daniela Mercury, Margareth Menezes, Gilberto Gil e Jorge Ben Jor, no Trio Elétrico “O Expresso 2222”.

24 de Fevereiro. (Jornal O Globo) “Marina Lima anuncia que show no Trio Elétrico de Gilberto Gil marca a sua volta aos palcos para valer” – Quando a carioca Marina Lima nasceu, como cantora, tinha 25 anos. Seus padrinhos musicais se chamavam Bethânia, Caetano, Gal e Gil, e suas influências, além do Tropicalismo, eram a bossa nova e o pop. Dali em diante, a estrela brilhou, brilhou, orbitou a constelação roqueira, virou cometa em 1984, com “Fullgás” e, mais perto da virada do milênio, decaiu até sumir. Em 1999, Marina renasceu, desta vez como veio ao mundo – ainda que nas páginas da “Playboy” – e, ano passado, revivida, apresentava novos disco e show. A voz, recuperada, também era nova. Tanto que em novembro propagandeava em entrevista ao GLOBO que a sua luz não dependia da fonte original pós-tropicalista, e que a sua relação com os quatro baianos hoje era mais à distância, inclusive musicalmente. Falava mesmo em afastamento crítico, sem negar-lhes, é claro, a eterna admiração. Eis que, poucos meses depois, mais precisamente na semana passada, ela ensaiava, num estúdio carioca, com Gil as cinco músicas – “Uma Noite e 1/2”, “À Francesa” e “Fullgás”, de Marina, além de “Back In Bahia”, de Gil e o axé “Beija-flor” – previstas para a apresentação dos dois no Tio Elétrico deste seu padrinho baiano, abrindo o Carnaval de Salvador (…) A preocupação de Marina com esta coisa de “mostrar para o povo que voltou” não é dita no sentido figurado. No Carnaval baiano, povo não é sinônimo de galera da zona sul: Povo é povo mesmo. “Quero ser popular, abrir o leque, quero cantar para todo o mundo”, anima-se Marina. (por Arnaldo Bloch)

28 de Fevereiro. Elza Soares e Marina Lima fazem “sanduíche” com folião no camarote da Brahma, durante o desfile da Imperatriz Leopoldinense, que, sem cometer erros, venceu, pela terceira vez, o Carnaval do Rio.

2 de Março. O site “O Encanto de Marina Lima”, que eu fiz em homenagem à cantora Marina Lima, é publicado na Internet,  no  endereço  eletrônico http://www.encantodemarina.com.br. As seções a serem visitadas são: A CARREIRA / ÁLBUM DE FOTOS / DISCOGRAFIA / ENQUETE / INCONFIDÊNCIAS / FÓRUM / FRASES / MIDIs / MÚSICAS CIFRADAS / PAPÉIS DE PAREDE / RÁDIOS ON LINE / SHOWS / VÍDEOS ON LINE. (por Welbert Gonçalves)

6 de Março. A cantora Marina Lima foi uma das convidadas do Talk Show de Marília Pêra, no shopping Barra Point, no Rio de Janeiro.

15 a 18 de Março. Marina Lima se apresenta novamente em São Paulo, no DirecTV Music Hall (antigo Palace), com o show “Síssi na Sua”.

22 de Março. Amauri Jr entrevista a cantora Marina Lima no programa “Flash”, da Band.

25 de Março. Marina Lima é “Repórter Por Um Dia”, no “Fantástico” (TV Globo). Na praia de Ipanema, a cantora mostrou o local onde todos os banhistas se encontram para se divertir e se curtir, sem preconceitos.

29 de Março a 1º de Abril. Marina Lima volta ao Canecão com o show “Síssi na Sua”.

30 de Março. (Babado.com.br) Marina Lima demorou a encontrar o tom certo na estréia do seu show “Síssi na Sua” no Canecão, ontem à noite. A cantora interrompeu sua banda durante a música “Virgem” para poder regular o som de acordo com sua vontade. – Escuta aqui, o Tim Maia baixou aqui agora, dá para tirar um pouco do reverso? Tira um pouco do reverso menino! Mais violão também!, ordenou a cantora. A platéia repleta de convidados vips como Caetano Veloso, Marcos Frota, Carolina Dieckman, Marcos Palmeira, Letícia Spiller levou na esportiva e a cantora foi bastante aplaudida. – A Marina não pode abandonar a gente, brincou o ator Marcos Palmeira, referindo-se à longa data que a cantora ficou afastada dos palcos por problemas de saúde. (autor desconhecido)

18 de Abril. Marina participou do programa “Superbonita” do canal GNT (Globosat). Num depoimento muito pessoal, a cantora explicou que depois da depressão teve vontade de saber como ela era antes e o cabelo refletiu esse movimento. Ela voltou a ser castanha e agora com fios crespos da raiz até o meio e em seguida lisos.

A Universal Music (antiga Polygram) lança mais uma coletânea com os maiores sucessos de Marina Lima. “Sem Limite”, um CD duplo que contém antigos (“Pra Começar”) e novos sucessos (“Síssi”), além da música, ainda inédita em CD, “O Amor Que Não Esqueço”, do disco “Olhos Felizes” (1980).

12 de Maio. Marina Lima participa do programa “Caldeirão do Huck”, da TV Globo.

22 de Maio. (Jornal O Globo) Marina Lima e Martinho da Vila entregam a Ivete Sangalo e Paulo Sérgio Valle o prêmio de melhor música, na versão 2001 do Prêmio Multishow de Música Brasileira.

28 de Maio. A cantora e compositora Marina Lima se apresenta no Balroom, somente para os ouvintes da rádio JB FM, no programa “Couvert Artístico”. Além de cantar seus maiores sucessos, ela deu uma entrevista exclusiva.

30 de Maio. Marina Lima volta ao Rio com o show “Síssi na Sua”, no Teatro Rival.

8 de Junho. A apresentação de Marina no Teatro Rival foi cancelada nesta data devido a um forte resfriado em que se encontrava a cantora. No dia seguinte, Marina Lima voltou com força total, fazendo seu melhor show desta turnê.

21 de Julho. Marina Lima se apresenta no XI Festival Internacional de Garanhuns, tradicional festival de inverno em Garanhuns, a 230km de Recife.

25  de  Julho. Marina Lima é a artista convidada do programa “Por Trás da Fama” do canal Multishow (Globosat).

11 de Agosto. A cantora Marina Lima esteve na festa de uma amiga, que promoveu um encontro dos ex-alunos da Moderna Associação Brasileira de Ensino, no Centro do Rio.

20 de Setembro. Marina Lima é a homenageada do programa “Música Brasileira”, do Multishow (Globosat).

26 de Setembro. Em comunicado oficial, a assessoria de imprensa da Abril Music informou que a cantora Marina Lima assinou contrato com a gravadora. A cantora, que tem 15 álbuns lançados desde 1979, quando iniciou sua carreira, já está preparando o disco de estréia pela Abril Music. Esse disco está previsto para sair em novembro, trazendo músicas inéditas.

1º de Outubro. A novelista Glória Perez é abraçada por Mariana Lima após assistirem ao primeiro capítulo da novela “O Clone” (TV Globo) no restaurante Galeria Gourmet, no Rio.

25 de Novembro. Marina Lima se apresenta na praia de Copacabana.

27 de Novembro. Marília Gabriela promove uma festa no restaurante Leopolldo, em São Paulo, para arrecadar fundos em benefício de entidades que ajudam os portadores do vírus HIV. Entre os famosos que foram convidados, estava a cantora Marina Lima.

Dezembro. Chega às lojas, via Universal Music, o CD “Marina Rock Lima”. Nesta coletânea estão reunidos os melhores hits da cantora, desde “Fullgás” até a recente “Síssi”.

10 de Dezembro. Marina Lima foi uma das convidadas do “Programa do Jô”. Marina falou sobre seu mais recente CD, “Setembro”, feito em apenas dois meses. Ela contou que o disco tem a participação especial de seus três cachorros. Eles “cantam” em “Funkinho do Pedro e das Cachorras”, escondido entre as faixas 9 e 10. Marina disse que começou como compositora e que este é seu primeiro disco todo autoral. A cantora ainda lamentou o fato de não saber jogar xadrez e nem cozinhar. Segundo ela, sua mãe esconde os segredos e não gosta de ensiná-la. No musical, ela cantou “Setembro”.

13 de Dezembro. Chega às lojas de todo o Brasil o décimo sexto disco de Marina Lima: “Setembro”. É o primeiro disco da cantora na Abril Music.

19 de Dezembro. (Submarino.com.br) Neste novo trabalho, após tanto tempo (6 anos) de ausência, Marina Lima prova mais uma vez ser uma compositora de mão cheia, onde nada se compromete pela ausência de mais agudo na voz. Melodias lindas, associadas a participações mais do que especiais de Alvin L e Antonio Cícero (irmão da cantora). Enfim, pedindo licença a talentos altamente duvidosos de “novas compositoras” que estão em voga,  execute nota máxima para esta cantora carioca que é o  máximo  nas  inovações.  Marina  Lima  é  uma  cantora  superlativa. (por Luiz Cláudio Henriques)

29 de Dezembro. Morre Cássia Eller.